terça-feira, 18 de maio de 2010

Juventude se reúne em Brasília para celebrar a Eucaristia


  
"No centro do Brasil, Brasília. No centro de Brasília, a Eucaristia. No centro da Eucaristia, o Amor de Deus. No centro do Amor de Deus, os jovens"


Com uma saudação aos cerca de 30 mil jovens presentes, nesta noite de sábado, 15, na Santa Missa realizada especialmente para a juventude, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, deu início à Celebração Eucarística no altar-monumento do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília (DF).

As palavras do arcebispo, repetidas do apóstolo João, em I Jo 2,14-17, foram direcionadas à juventude e exemplificadas pela narração do jovem do Evangelho que, deixando de atender ao chamado de Jesus, optou pelos bens materiais que possuía.
O presidente da CNBB animou os jovens a não terem medo de seguir Jesus, pois, segundo ele, vale a pena deixar tudo e acolher o chamado de Cristo. “Como sacerdote, religioso, cristão leigo ou leiga atuante na Igreja e no mundo, coloquemo-nos no caminho de Jesus como seus fiéis missionários e digamos: ‘Eis-me aqui, Senhor! Envia-me’. Quem deixa tudo para seguir o Filho de Deus, por amor a Seu nome, receberá cem vezes mais. Vale a pena tornar-se discípulo e missionário de Jesus”, afirmou.
Dom Geraldo também explicou aos jovens participantes que só se torna discípulo quem faz a profunda experiência do encontro pessoal com Cristo vivo. “Mas onde encontrá-Lo?”, questiona o celebrante. E afirma: “Na Palavra da Sagrada Escritura transmitida pela Igreja e testemunhada na vivência cristã”.

Por diversas vezes, durante a Santa Missa, Dom Geraldo repetiu a aclamação: “Fica conosco, Senhor!”, convidando os jovens a seguir o caminho de discípulos e missionários de Jesus Cristo. Os participantes, em coro, repetiram a aclamação. O arcebispo continuou dizendo que Jesus está presente quando Sua Palavra é proclamada na celebração litúrgica e na autêntica piedade popular.

“Jesus está no meio de nós. Está presente nos ministros que agem em Seu nome, nos sacramentos e na Santíssima Eucaristia. “Fica conosco, Senhor”.

Além dos jovens, estiveram presentes na Celebração Eucarística cerca de 300 bispos e 800 sacerdotes concelebrando a Eucaristia. O evento, que aconteceu no Ministério da Esplanada, contou com a presença de jovens de várias partes do país, mas, em sua maioria, brasilienses que, desde o dia 13 de maio, têm acompanhado toda a programação do 16º Congresso Eucarístico Nacional na capital do país.
Ao final da Missa, foi realizada a Vigília Eucarística.


 Mais imagens da noite:

 Juventude em Procissão - Só uouro







 Jesus Sacramentado...Nosso Deus Amado!




Celina Borges


Paulinho de Sá e Banda

Pra quem não foi galera, ano que vem tem mais! Congresso Eucarístico Nacional 2011 em Belém - Pará.

Sobre o Autor:
Som da Noite "Som da Noite - Manifestação do Amor de Deus em nossas vidas".

0 comentários:

Postar um comentário