quinta-feira, 27 de maio de 2010

Técnica X unção. Qual o mais importante na sua opinião?

Esta discussão já existe há muito tempo dentro de nossa amada igreja, provavelmente vai continuar existindo por muito mais tempo.

Eu não estou aqui, escrevendo estas linhas virtuais, para defender um ponto de vista meu ou de alguém, pois esta questão não é de certo ou errado e sim de como se deve usar cada lado.

Vamos do principio, o que é TÉCNICA?
Técnica é apenas a forma que estudamos musica no instrumento, cada instrumento é tocado de uma maneira diferente, por exemplo, um piano é tocado diferentemente de uma gaita. A técnica existe para nos auxiliar no estudo, a melhor forma de se descer uma escala, postura do braço e corpo, posicionamento dos dedos. Então vemos por ai que técnica é para ser estudada em casa.

Então veja nosso dilema, sem a técnica não podemos dar o melhor para Deus? Então como ficamos na nossa pergunta acima? Se sem a técnica não podemos dar o melhor a Deus então temos outro problema, como dar o melhor a Deus?

A TÉCNICA é para ser estudada em casa, muito estudada, muito aproveitada, afim de que possamos nos qualificar para dar todo o melhor de nós a Deus, seja estudando em escola de musica, com amigo, no SacraMusic, mas aproveitar toda a possibilidade de estudo que Deus nos provê, pois é graça e benção do Senhor a nós.

Na missa, grupo de oração, shows, etc. Não são lugares para se estudar a técnica e sim para aproveitá-la. Vamos entender uma coisa, para que existe o treino? Para nos aperfeiçoarmos, o treino repetitivo melhora a “mecânica” do movimento, nos deixa mais rápidos e atentos para então no momento devido este movimento seja automático. Ora, se o movimento se torna automático, logo não pensamos nele, não nos concentramos em outra coisa, pois nosso corpo já está acostumado com aquilo. Portanto não temos que mudar o foco da atenção para a técnica, pois já a tínhamos estudado anteriormente e por isso se tornou um movimento automático!

Deu para acompanhar o raciocínio? Vou facilitar ainda mais. Quando temos algo automático, quer dizer que não precisamos fazer nada para que algo aconteça, como um câmbio manual, onde temos que pensar em trocar a marcha por marcha e um automático onde todo o movimento se faz sozinho e nós apenas aceleramos! Assim também deve funcionar a técnica em nós, automática, sem pensarmos no que fazer.

Bem, assim o Espírito Santo pode nos usar da maneira que quiser, pode usar de nossa técnica sem que percebamos para tocar as pessoas através de uma musica de qualidade. Milagres acontecem, mas não é assim também, que o Espírito Santo vem e usa uma escala que você nunca usou, não estou dizendo que não possa acontecer, mas amigos convenhamos, se temos esta habilidade previamente podemos fazer o melhor, pois na unção daquele momento não perdemos a atenção tentando lembrar alguma escala ou frase rítmica, as coisas apenas acontecem, isso é o que no mundo chamam de feeling,

Quando nos deixamos ser tomados pelo Santo Espírito e tocamos com unção, com poder, a técnica vai ser usada como uma ferramenta, e sem precisarmos nos preocupar, pois está tudo conosco, já temos o conhecimento, já possuímos a técnica, logo não temos que nos preocupar.

Não existe aquele papo de porcentagem(ex: 80% unção e 20% técnica) devemos ser 100% técnica em nosso estudo e 100% unção no exercício da musica.

Assim fazemos aquela velha conta de Deus onde 1 = 3, 5 pães e 2 peixes alimentam 5.000 e 100% técnica + 100% unção = MUSICO COMO INSTRUMENTO QUE DEUS USA PARA TOCAR SEU POVO!!!

Fonte:sacramusic

Sobre o Autor:
Som da Noite "Som da Noite - Manifestação do Amor de Deus em nossas vidas".

0 comentários:

Postar um comentário